ALESSANDRO FISCHER - 5º AULA - INSTANGRAFIA - A relação da fotografia com o tempo e as emoções

BOM DIA PESSOAL PRECISO SABER SE VOCÊS CONSEGUEM ACESSAR CLASSRROM, POR QUE IREI POSTAR AS ATIVIDADES POR LÁ TAMBÉM A PARTIR DE HOJE, ENTÃO ESTOU DEIXANDO UM PASSO A PASSO, JUNTAMENTE COM OS CÓDIGOS  DAS TURMAS.



CÓDIGOS:

TE10 - EF67 : svicaog

USAR O E-MAIL QUE GOVERNO FORNECE PARA VOCÊS, ELE E DO GMAIL.

FICO AGUARDADO VOCÊ POR LÁ, ABRAÇOS.

TUTORIAL PARA ACESSAR O CLASSROOM:

Aprenda a usar o Google Classroom - Alunos e Professores - Criação de turmas, Atividades e mto mais!



https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIM



A relação da fotografia com o tempo e as emoções


Cada vez mais presente em nossa rotina diária, a arte de fotografar envolve aspectos que vão muito além de um simples clique, e você já saberá o porquê.
Com o advento da tecnologia, os retratos de pintura foram substituídos por algo muito mais prático e acessível a todas as camadas da sociedade, a arte de fotografar pelo celular. Simples assim, em questão de segundos tiramos as mais diversas fotos, seja de alimentos, paisagens, seja de nós mesmos.
E sabe o que há de comum em todos os retratos? Sem exceção, seja na pintura, seja na fotografia, você sabe o quê? Sim. Todos buscam registrar determinado momento, mas se formos analisar é encantador pensar que se trata da fragmentação do tempo, e isso ocorre quando resolvemos registrar algo, e daqui a 20, 30 anos estaremos retornando lembranças por meio de um simples retrato. Isso quer dizer que, por mais que estejamos em uma outra época, milênios à nossa frente, sempre aquele momento estará vivo, pois é como se o tempo fosse pausado, seria a forma mais prática de voltar a viver o que já se passou, de sentir novamente as emoções que te levaram a registrar aquele momento.
Sabe aquela sua viagem de férias que te deixou tão feliz? Pois então, vá e olhe as fotos que você provavelmente tirou, e agora experimente a sensação de reviver esse momento.
Essa é a grande questão, nós temos o poder de experimentar vários sentimentos, porque o tempo que está fragmentado sempre estará assim, simultaneamente entre todas as épocas deste Universo. Não necessariamente é preciso viver o momento que for registrado para senti-lo. Vá, experimente analisar a foto de algum amigo seu, ele sorri? O que está fazendo? Quais os sentimentos que desperta em você? Agora reflita sobre isso.
Vamos a um exemplo contrário, quantas imagens de tragédias vivenciamos em nosso dia a dia? Muitas, né? Esses retratos têm o poder de invocar sentimentos de angústia e medo por não poderem nos mostrar como seria o dia de amanhã. Mas ao mesmo tempo podem nos fazer sentir como se estivéssemos presentes lá.
Alegria, tristeza, guerra e até a luta pela sobrevivência podem ser vistas por meio de fotografias. Mais do que registrar momentos, as fotos transmitem mensagens, contam histórias e levam a importantes reflexões. Para estarem à frente na captação de imagens com precisão e técnicas, fotógrafos e adeptos dessa prática buscam novos caminhos e conhecimentos.

Como dizia o fotógrafo francês e considerado pai do fotojornalismo, Henri Cartier-Bresson: “a fotografia é capaz de captar uma eternidade instantânea”. Até hoje essa ideia é muito forte, já que a maioria das pessoas acredita que a fotografia vai além de uma imagem, em que a câmera é a extensão dos olhos do fotógrafo e traduz sentimentos e histórias.


ATIVIDADE:

Cada estudante terá de fotografar com um smartphone um tema escolhido (ex.: planta, alegria, cor, amizade, amor, beleza, tristeza, ódio, céu, natureza, barulho, dor, física, química, matemática, história...), mostrando seu sentimento em relação tema escolhido e fotografado.


Envio de resposta pelo e-mail hessf15@gmail.com disponibilizado em foto do caderno ou texto e Classrrom. Observação: não esquecer de colocar nome, número e série. A resposta pode ser colocada no corpo do e-mail ou em documento World, ou por foto da resposta no caderno.

Comentários