África é um dos seis continentes do mundo, sendo o terceiro maior em extensão territorial. O território estende-se por mais de 30 milhões de km2, ocupando, aproximadamente, 20% da área continental da Terra. No continente vivem mais de um bilhão de habitantes, fazendo dele o segundo mais populoso entre os demais.
A África é conhecida pela sua pluralidade étnica e cultural, e, por meio de uma história milenar, é capaz de contar a história de toda a humanidade. Apesar da enorme riqueza do continente, muitos países africanos apresentam baixos índices de desenvolvimento, com diversos problemas sociais, como a miséria, baixa qualidade de vida, subnutrição e o analfabetismo.
Os países africanos dividem-se em duas principais regiões — o Norte da África e a África subsaariana — e também se distribuem em:
África Central
África Meridional
África Setentrional
África Ocidental
África Oriental
Veja também: Neocolonialismo na África
Países da África e suas capitais
A África é composta por 54 países, sendo 48 continentais e 6 insulares.
África do Sul (Cidade do Cabo)
Angola (Luanda)
Argélia (Argel)
Benin (Porto Novo)
Botsuana (Gaborone)
Burquina Faso (Ouagadougou)
Burundi (Gitega)
Camarões (Yaoundé)
Chade (N'djamena)
Costa do Marfim (Abidjan)
Djibouti (Djibouti)
Egito (Cairo)
Eritreia (Asmara)
Etiópia (Addis Abeba)
Gabão (Libreville)
Gâmbia (Banjul)
Gana (Acra)
Guiné (Conacri)
Guiné-Bissau (Bissau)
Guiné Equatorial (Malabo)
Ilhas de Madagascar (Antananarivo)
Ilhas de Cabo Verde (Cidade de Praia)
Ilha de Comores (Moroni)
Ilhas São Tomé e Príncipe (São Tomé)
Ilhas Seychelles (Victoria)
Lesoto (Maseru)
Libéria (Monróvia)
Líbia (Trípoli)
Malaui (Lilongwe)
Mali (Bamako)
Marrocos (Rabat)
Mauritânia (Nouakchott)
Moçambique (Maputo)
Namíbia (Windhoek)
Níger (Niamey)
Nigéria (Abuja)
Quênia (Nairobi)
República Centro-Africana (Bangui)
República Democrática do Congo (Kinshasa)
República do Congo (Brazzaville)
República de Maurício (Port Louis)
Ruanda (Kigali)
Senegal (Dacar)
Serra Leoa (Freetown)
Somália (Mogadíscio)
Eswatini (Lobamba)
Sudão (Cartum)
Sudão do Sul (Juba)
Tanzânia (Dodoma)
Togo (Lomé)
Tunísia (Tunes)
Uganda (Kampala)
Zâmbia (Lusaka)
Zimbábue (Harare)
Leia também: Países da América
A África é um país?
Não, a África não é um país e sim um continente. Essa pergunta, apesar de parecer óbvia, implica uma questão bastante comum entre a maioria das pessoas: referir-se ao território africano como homogêneo. E não, ele não é. A África é uma das regiões mais diversas do mundo, em termos culturais, religiosos, étnicos, políticos e geográficos.
Na África existe um país chamado África do Sul. Este é responsável por cerca de um quinto da economia do continente.
Regiões da África
A África divide-se em cinco grandes regiões.
Sabemos que o continente africano apresenta grande biodiversidade, assim como uma extensa diversidade cultural, étnica, religiosa e política. Assim, para facilitar a análise e observação de algumas áreas, o continente foi dividido em cinco regiões:
1) África Central
Abrange os territórios dos seguintes países: República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Angola, Chade, Camarões e República do Congo. Essa região limita-se com o Oceano Atlântico, a oeste, e regiões montanhosas, a leste. É atravessada por diversos rios, apresenta altas temperaturas, umidade do ar elevada, predominância de clima tropical e presença das savanas.
2) África Meridional
Abrange os territórios dos seguintes países: África do Sul, Botsuana, Comores, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Eswatini, Zâmbia e Zimbábue. Essa região caracteriza-se pela presença de planaltos; clima tropical, desértico e mediterrâneo; e vegetação de savanas, estepes e florestas. Parte dela é rica em minérios como ouro, cobre e crômio. Em outras partes, é praticada a agricultura, como as plantações de cana-de-açúcar, café e fumo.
3) África Setentrional
Abrange os territórios dos seguintes países: Argélia, Egito, Líbia, Marrocos, Sudão e Tunísia, sendo a maior região do continente em termos de área. A população distribui-se de forma heterogênea pela área, concentrando-se nas porções de maior umidade.
Nessa região, também chamada Norte da África, há uma grande concentração de minérios voltados para o mercado de exportação, ao passo que a agropecuária é pouco desenvolvida, devido às suas condições naturais. Apenas no Vale do Rio Nilo é que a agricultura desenvolve-se, devido à grande fertilidade do solo, graças às cheias do rio.
4) África Ocidental
Abrange os territórios dos seguintes países: Benin, Burkina, Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, São Tomé e Príncipe, e Togo. Localiza-se entre o deserto do Saara e o golfo da Guiné.
A África Ocidental caracteriza-se pela predominância de clima equatorial, vegetação representada pelas savanas e florestas. A população concentra-se especialmente nas regiões ao sul, pois no Saara as condições geográficas não são atrativos populacionais. Nessa área a agricultura é uma das atividades econômicas praticadas, com destaque para o cultivo de cana-de-açúcar, cacau e banana.
5) África Oriental
Abrange os territórios dos seguintes países: Burundi, Djinouti, Eritreia, Etiópia, Quênia, Ruanda, Ilhas de Madagascar, Seychelles, Somália, Tanzânia e Uganda. Localiza-se entre a região da bacia hidrográfica do Congo e o Oceano Índico.
A África Oriental caracteriza-se pela presença de formações montanhosas, vulcões e lagos. O clima predominante é o tropical, e a vegetação é dos tipos equatorial, savana e estepes, com áreas desérticas.
A economia da região baseia-se na agricultura com o cultivo de café e algodão, voltado ao mercado de exportação. Essa região apresenta baixos índices de desenvolvimento humano e diversos problemas sociais.
Atividades:
Leia atentamente o texto acima e responda a questões.
1º Quais são as principais regiões da africa,e em quais elas se distribuí em?
2° Em que se baseia a economia Africa Oriental?
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/africa-continente.htm
Comentários
Postar um comentário